quarta-feira, junho 24, 2009

Projeto de lei para melhoria do ensino!

O senador Cristovam Buarque apresentou um projeto de lei que filho(s) de agente(s) público(s) seja(m) obrigado(s) a frequentar uma escola pública até 2014.

Algo vai acontecer, ou melhora o ensino, ou (ligando o sarcasmo) os "estudantes"/filhos dos políticos vão aprender além do necessário nas escolas públicas (desliga o sarcasmo). É claro, caso a lei seja aprovada!
Em tempo, já estudei em escola pública e minha mãe é professora aposentada, conheço bem como é o "ambiente escolar" no Brasil.

fonte: http://www.bancodoplaneta.com.br/ (blog/grupo patrocinado pelo Bradesco).

quinta-feira, junho 04, 2009

ShowMan... Blue Man Group

Pra quem está acostumado a shows no Brasil em que o cantor só troca de roupa...

Venus Hum e Blue Man Group!!!

Pós em Governança de TI

O SENAC esta promovendo Pós em Governança de TI com início no primeiro semestre de 2009.

O link.
O mais legal, q pra algumas pessoas não é necessário sair da cidade (principalmente capitais) pra fazer a aula presencial.

Vc usaria sunga e chinelo no casamento do amigo???

O Ricardo Boessio postou na lista scrum-brasil uma mensagem que achei fantástica sob o ponto de vista que sempre tentam "empurrar" determinada ferramenta, aplicativo e qq outra coisa que seja a "solução" dos problemas.

O título da mensagem para procurar no Yahoogroups é:
Re: [scrum-brasil] Scrum é flexível? Era: Primeiros Passos

Boa leitura...

==============
Esse é o exato ponto que defendo há algum tempo. A mesma observação cabe a qlq sopa de letrinhas que vc acha por aí. De CMMI a XP, de PMBoK a SCRUM (não estou estabelecendo comparações entre as siglas, apenas citando-as).

Cansei de ver quem defende feroz e cegamente a implantação de CMMI/MPS.BR ignorar agile. Cansei de ver quem acha SCRUM o ápice das melhores práticas nem sequer saber o que está escrito no CMMI.

Eu defendo que todas as siglas são como roupas. As vezes vc usa uma, dependendo da ocasião e do clima, as vezes vc usa outra. E, em todos os casos, vc faz ajustes.

É esse ajuste p/ as suas medidas que não se faz e o SCRUM, o CMMI, o XPTO e o BLÁBLÁBLÁ não dão certo. E é qdo ouvimos as vozes ao fundo "eu disse que CMMI é engessado, é pesado!!!", "eu falei que esse tal de SCRUM é besteira.".

Qdo vc compra uma roupa "bonitinha", vc não vai em um casamento c/ ela e depois em um jogo de futebol. São ambientes diferentes e pedem roupas diferentes. Vc não vai bater uma bolinha de calça social, camisa e gravata, ou vai? E aquele casamento do seu amigo? Vc vai de sunga e havaianas? Que tal tentar dormir de terno, sapato e sobretudo?

Além disso, vc experimenta a roupa e compra o seu número. Faz todos os ajustes necessários e só então usa. Se não ficou bom ainda, vc volta a fazer os ajustes cabíveis.

Se vc compra uma calça apertada pq achou bonitinha apenas, mas não pegou o seu número e nem fez a barra, vc vai ficar sufocado, vai se sentir mal, vai tropeçar na barra, vai sujar a barra, vai morrer de medo de dar um passo mais largo e a calça rasgar. E aí, a culpa é da calça ou sua?

Óbvio que não é tão simples qto uma roupa, mas processos e metodologias seguem esta linha de pensamento. Pelo menos deveriam.

É por isso que estas siglas se chamam "modelos" de qualidade (um modelo vc não utiliza tudo e nem aplica tudo de uma vez como está no livro - o famoso "by the book") ou se chamam "guias" de boas práticas (um guia apenas orienta, te dá subsídios, não é um framework p/ se implantar).

O mesmo serve p/ agile. O mesmo servirá p/ a próxima onda. O mesmo serviu p/ ondas que já quebraram.

É óbvio que existem limites pelo simples fato de não haver sentido comprar uma calça p/ cortar as pernas e fazê-la virar uma bermuda. Vai comprar uma bermuda, oras!!!

Me parece que muitas vezes as pessoas querem as coisas mastigadas, prontas, um livrinho de receitas. E não é assim. É só pensar um pouquinho que tudo vai dar certo.

Evangelistas (eu costumo chamar de xiitas) são vendedores de "silver bullet" (a "bala de prata", aquela que c/ um único tiro resolve TUDO). Desconfie sempre que alguém trouxer algo que seja a salvação da lavoura.

Não ignorem outros modelos (tradicionais, os que aparecerem e os atuais). Goste ou não, pelo menos conheça. E conheça de mente aberta.

Eu parto da seguinte premissa: se este modelo/guia/método existe é pq um grupo de pessoas pensou nele, deve ter utilizado e pode ter coisas interessantes. Não saiu do nada, nem da cabeça de uma única pessoa (é só reparar nos créditos que sempre trazem um zilhão de envolvidos).

No mínimo qdo se depararem c/ um problema novo podem se lembrar "olha só... Isso está escrito lá no XPTO, e eles sugerem que faça assim e assado...". Pelamor, não é pecado nenhum achar que outros modelos podem ter coisas interessantes e totalmente coerentes.

É tolice julgar que não tem nada. E é burrice dizer isso sem nem conhecer...

O mocinho, que nunca faz nada de ruim, e o bandido, que nunca faz nada de bom, só existem em novelas da Globo.

Att,
Ricardo Boessio dos Santos, PMP
ITIL v2
CObIT 4.1

==============