quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Erro em HD...

Erro no dmesg
hda: drive_cmd: status=0x51 { DriveReady SeekComplete Error }
hda: drive_cmd: error=0x04 { DriveStatusError }
ide: failed opcode was: 0xef
BIOS EDD facility v0.16 2004-Jun-25, 3 devices found
Apesar de encontrar várias explicações sobre o problema na internet (via Google) enviei esta mensagem a um especialista em Linux e me relatou o seguinte:

Sobre os erros, tenho uma notícia má, uma mais ou menos e uma boa... :-)

A má: na maioria dos casos, quando vi esses erros, os discos tinham problemas e OU logo pifaram OU foi algo que durou apenas alguns meses...
A mais ou menos: na minoria dos casos, era um problema com o cabo, a versão do kernel ou a BIOS.

A boa: na extrema minoria dos casos, inclusive em uma máquina que tenho em casa -- por sorte! --, isso não afeta os dados e o disco dura muitos anos.

O que acontece é que o sistema está com problemas para ler dados ou encontrar o ponto final do disco, aí ele tenta ir até onde não pode ou não consegue ler o que precisa. Cada erro desses implica em pelo menos uma nova tentativa (ou série de tentativas, não sei se ele já tem uma redundância antes de reportar o erro), o que pode tornar a máquina mais lenta.

Minha sugestão é a de tentar trocar os cabos que conectam o disco à controladora, verificar as configurações hardware nos jumpers do disco e software na BIOS e ver se você está usando a última versão disponível do kernel do Linux (a que estou usando no notebook é a kernel-smp-2.6.16.27-0.6, portanto 2.6.16.27 no SuSE...).

Esse é um problema mais relacionado ao hardware. O software está apenas te alertando (ao invés de fazer como o Janelas e esconder isso do usuário até a máquina "morrer").

Nenhum comentário: