quarta-feira, junho 16, 2010

FAKE RAID, remover dispositivo apontando para nvidia

Estou instalando um HD que já foi utilizado em uma placa mãe (de desktop) que possuia o recurso de RAID. Alguns dias atrás descobri que na vdd este recurso de chama (popularmente entre os técnicos) de FAKERAID.
O problema é que não conseguia usar o nome correto do dispositivo, como /dev/sda, somente algo parecido com este:

/dev/sda <-- correct
/dev/sdb <-- correct
/dev/mapper/nvidia_behdggie

Comecei procurando na internet por "remove raid nvidia" e cheguei até a página (da fonte) do Ubuntu.
E para solucionar executei o comando:

# dmraid -r --erase_metadata /dev/sdb

Pronto, caso solucionado!

fonte: http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-1008680.html

2 comentários:

Unknown disse...

Olá! Tenho esse problema porém em um hd que está em funcionamento e com dados importantes.Preciso remover esse fakeraid e voltar a ver meu disco como /dev/sda.Com esse procedimento eu perderei algum dado? Meu hd dados continuarão iguais? Agradeço e aguardo um retorno.

Eduardo

Armando Roque disse...

O processo que fiz foi em um HD sem dados e não pesquisei sobre este fato.
Pra vc o mais *IMPORTANTE* é fazer um backup e verificar este backup.
E posteriormente fazer a remoção.
Abraço e sucesso,

Armando