quarta-feira, outubro 20, 2010

Balão caseiro capta imagens do espaço e volta intacto

Por Redação Yahoo! Brasil

Numa experiência totalmente "caseira", um grupo de americanos resolveu lançar uma câmera HD para o espaço, presa a um balão metereológico. A ideia era mandá-lo para a estratosfera e registrar toda aquela escuridão acima da Terra. O experimento, batizado de "Brooklyn Space Program" foi feito em ambiente "família" - os filhos dos "cientistas" participam ativamente. Junto com o balão e a câmera eles mandaram um iPhone, que enviaria as coordenadas de sua localização por GPS - para que a câmera pudesse ser resgatada, claro.
O pessoal do Brooklyn Space Program sabia que, em pouco tempo, o balão perderia sustentação pela pressão atmosférica, se esvaziaria e cairia. Daí a ideia de atachá-lo a um mini paraquedas. A "viagem até o espaço" durou pouco menos de duas horas e o balão enfrentou ventos de 160km/h e temperatura de 60 graus negativos.
Surpreendentemente, o balão caiu a apenas 45 quilômetros ao norte do local de onde foi lançado - havia o temor de que caísse bem mais longe. O vento foi determinante para isso.
As legendas do vídeo estão em inglês, mas mesmo quem não está familiarizado com idioma de Shakespeare pode se deliciar com essa experiência sensacional.

Homemade Spacecraft from Luke Geissbuhler on Vimeo.
A bateria da câmera quase chegou até o fim - ela acabou apenas dois minutos antes do pouso. Mas graças às coordenadas de GPS enviadas pelo iPhone, o balão pôde ser encontrado no topo de uma árvore, praticamente intacto.
Para mais informações, acesse o site do Brooklyn Space Program.


Homemade Spacecraft from Luke Geissbuhler on Vimeo.

fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/19102010/48/manchetes-balao-caseiro-capta-imagens-espaco.html

Nenhum comentário: