segunda-feira, dezembro 06, 2010

Profissionais e executivos papel e comportamento (via linkedin)

Mensagem postada Business & Jobs BRASIL group no Linkedin


=======================
Ulisses Pincelli started a discussion on a news article:
  Em sua opinião os profissionais - executivos em especial - devem expor suas opiniões de forma aberta no mundo corporativo, assumindo os riscos e também as oportunidades decorrentes desta atitude?

Para qualquer objetivo/resultado que quisermos alcançar na empresa ou na vida pessoal, temos que ter consciência do nosso papel e do nosso comportamento. Qual é a nossa missão? Quais são os nossos valores? Do que somos feitos? Buscamos o o crescimento e evolução do CHA - conhecimentos, habilidades e atitudes no nosso ambiente de trabalho?
Para que possamos influenciar qualquer pessoa, temos que convencer pelo exemplo e por nossos valores. O que falamos deve ser ratificado por nossas ações.

Toda comunicação eficaz engloba 3 aspectos: ETHOS (credibilidade )- "O que você é grita tão alto que não escuto o que você fala." - são as atitudes coerentes. PATHOS ( empatia) - se eu transmito confiança e afeto, vou ter a empatia do outro. LOGOS ( conhecimento)- o conteúdo em si. Os 3 elementos devem andar juntos. Separados não são tão fortes. E o que mais necessita de apoio, é o conteúdo.

Acredito que toda comunicação e comportamentos devem ser honestos, íntegros, éticos. Utopia? Dê o primeiro passo ( pequeno) e vá aumentando paulatinamente. As empresas( que são as pessoas) não podem viver eternamente na era industrial. A era do conhecimento está aí faz tempo e logo teremos a era da sabedoria. Coragem, guerreiro!
=======================

Nenhum comentário: