segunda-feira, setembro 27, 2010

O que é software homologado???

Tenho recebido diversas mensagens nas listas de discussão de pessoas perguntando sobre software homologado para servidores - aka sistema operacional.

Um sistema operacional homologado para servidores nada mais é que um software que foi testado em determinadas condições e recebeu um "selo" ou aval do fabricante de hardware (ou servidor) que funciona sem problemas.
Um dos motivos desta homologação foi que anos atrás quando o mercado "paralelo" de PCs (chamado de cinza tbem) se expandia a números assombrosos, e a quantidade de falhas (tela azul no caso do Windows ou kernel panic no Linux) crescia paralelamente e gerava transtornos aos fabricantes de software, os fabricantes  de servidores de grife (Dell, HP, IBM entre outras) resolveram qualificar seus equipamentos e garantir que o sistema operacional funcionaria satisfatóriamente sem os implicantes e fatais erros. Além é claro, os servidores são fabricados para estarem disponíveis 24 horas por dia em 7 dias da semana (24x7) e esta premissa fez com que os fabricantes optem por sistemas operacionais funcionais, eficazes e com garantia.
E atualmente os sistemas operacionais homologados para as plataformas Intel (ou AMD) x86 e 64 bits são: Windows 2008 da Microsoft, SLES (Suse Linux Enterprise Server) da Novell, e RedHat Enterprise Linux da própria RedHat, estes dois últimos são baseados no Linux.
As empresas que homologam o servidor junto aos sistemas operacionais buscam garantir que as tarefas demandadas serão executadas. Caso um servidor tenha um sistema operacional não homologado, o usuário (ou administrador de rede) não terá qualquer tipo de suporte do fornecedores do servidor.
Alguns fornecedores chegam a extremismos de "indicar" (ou determinar) como será instalado o software, desde o particionamento, diretórios e configuração minima, que é o caso da Oracle.
Todos tem suas qualidades e aplicações e sempre é indicado fazer um levantamento minuscioso das necessidades para definir que sistema operacional irá lhe atender.



Nenhum comentário: