quarta-feira, maio 11, 2011

ITIL - livros, ebooks e simulados


créditos da imagem: http://blogs.manageengine.com/servicedesk/2006/03/22/itil-is-essential-for-smbs-plan-for-it

Regis Machado postou na lista ITSM informações, livros, ebooks e simulados para ITIL.

LIVROS

FREITAS, Marcos André dos Santos. Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI: Preparatório para a Certificação ITIL® V3 Foundation
(ISBN 9788574524382). Editora Brasport, 2010. (http://www.submarino.com.br/produto/1/21850634)

MAGALHÃES, Ivan Luizio R. G.; PINHEIRO Jr., Walfrido Mathias Brito. (www.novateceditora.com.br/autores/ivan, ivan_luizio@hotmail.com)
Gerenciamento de Serviços de TI na Prática - Uma Abordagem com Base na ITIL (857522106X). Editora Novatec: São Paulo, 2007. [Obs.: ITIL V2]

MANSUR, Ricardo. Governança de TI - Metodologias, Frameworks, Melhores Práticas (ISBN 9788574523224). Editora Brasport, 2007.
(http://bit.ly/dkEcC, www.submarino.com.br/produto/1/1969819)

FERNANDES, Aguinaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de.
Implantando a Governança de TI - Da Estratégia à Gestão de Processos e Serviços - 2ª Edição (8574523461)

COHEN, Roberto. Implantação de Help Desk e Service Desk.

GASPAR, Marcelo. TI Mudar e inovar - resolvendo conflitos com ITIL v3 aplicado a... Editora Senac.

BARBARÁ, Saulo. Gestão por Processos - Fundamentos, Técnicas e Modelos de Implementação (8573036389)

ITIL - Passo a passo: www.desenvolva.net/search/label/ITIL%20-%20Passo%20a%20passo

ABNT NBR ISO/IEC 38500:2009 (Governança corporativa de tecnologia da informação): http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=40015


E-BOOKS

MENKEN, Ivanka. ITIL Service Manager Exam Preparation Course in a Book for Passing the ITIL Service Managers V2 Exam -
The How To Pass on Your First Try Certification Study Guide - Second Edition (parent-ISBN: 9781742441634). Publisher: Emereo Pty Ltd.


SITES DE ESTUDO

www.tiexames.com.br (Ex.: www.tiexames.com.br/curso_itil_v3_foundation.php)
www.testking.com
www.itilnapratica.com.br


OUTROS SITES

http://www.governancadeti.com
http://gsti.blogspot.com/p/links-uteis-itil.html (http://www.portalgsti.com.br/p/links-uteis-itil.html)
http://asq.org (American Society for Quality)
http://www.iienet2.org/Default.aspx (Institute of Industrial Engineers)


SIMULADOS

www.trainning.com.br/simulado_itil_1.htm
www.trainning.com.br/simulado_itil_2.htm
www.companyweb.com.br/itil/index.cfm
http://www.serviceti.info/ITIL-Simulado%20-%20output/quizmaker.html
http://gsti.blogspot.com/search/label/simulados
http://www.itilnapratica.com.br/war-room/simulados
http://blog.tecnologiaqueinteressa.com/2010/12/simulados-itil-em-portugues.html


ARTIGOS

- http://www.itilnapratica.com.br/projetos-itil-o-que-estamos-realmente-implementando
- http://www.itilnapratica.com.br/itil-service-manager-as-aventuras-da-certificacao
- ITIL - O Ciclo de Vida do Serviço (http://www7.rio.rj.gov.br/iplanrio/publicacoes/cadernos/07/01)
- O que o executivo/acionista deve saber sobre segurança da informação? (http://www.itweb.com.br/blogs/blog.asp?cod=58)
- http://imasters.uol.com.br/artigo/16680/gerencia/conhecendo_e_entendo_o_processo_de_gestao_de_mudanca
- http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Gestao_de_mudancas_13_sugestoes.htm


SIMULADOR (JOGO)

- Service Management Simulator: http://www.servicemanagementcenter.com/main/pages/IBMRBMS/PDFM/ShowCollateral.aspx?oid=36232


FERRAMENTAS

Service Desk (Controle de Chamados):
- OTRS (Open Ticket Request System): http://otrs.org; Manual: http://doc.otrs.org/itsm/1.2/en/html
- GLPI: www.glpi-project.org
- Ocomon
- iTop: http://www.combodo.com/itop
- RT: bestpractical.com/rt
- Aranda
- Spiceworks: www.spiceworks.com.br
- http://www.opensourcehelpdesklist.com
- http://www.portalgsti.com.br/p/links-uteis-itil.html --> letra "F" (Ferramentas)
- http://blog.tecnologiaqueinteressa.com/2011/04/software-livre-e-itil-missao.html (Artigo)

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